Estação ciclista: empreendimentos contam com espaços reservados para cuidados com as bikes
A cada dia é mais comum avistar bicicletas e grupos de ciclistas nas ruas do Distrito Federal. Ao todo são 664,77 km de ciclovias instaladas, segundo dados de julho de 2023 da Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF. Atualmente, o Plano Piloto, a região central da cidade, é o local com o maior número de pistas para bicicletas, somando 138,8 km. São inúmeros os benefícios para a saúde, qualidade de vida e bem-estar de quem opta pela bike como meio de transporte para se deslocar para o trabalho, atividade física ou apenas para o lazer. Força muscular, auxílio no funcionamento intestinal, melhora na coordenação motora, perda de peso, regulação da pressão arterial, preservação das articulações, qualidade do sono, redução do colesterol e preservação do meio ambiente são apenas algumas das vantagens.
Como uma forma de incentivar a prática de atividades físicas ao ar livre, além de conectar os futuros moradores à mobilidade urbana de Brasília, a Terral Incorporadora e a Tecna Construtora trazem um espaço reservado e totalmente elaborado para as bikes - a Estação Ciclista. Localizada no empreendimento Casa Nor, no Setor Noroeste, o local possui capacidade para 30 bicicletas e foi elaborado em parceria com a Squadra Cycling - clube de ciclismo de estrada e mountain bike da cidade.
No local os moradores poderão encontrar um tanque para lavagem e lubrificação de bicicletas, bomba para encher e calibrar o pneu, desde as menores até as bikes urbanas ou esportivas. Além disso, o espaço também contará com um ferramental básico para solucionar pequenos problemas, reparos e apertos, podendo resolver quase tudo chasem a necessidade de colocar a bicicleta em um carro e se deslocar até uma loja ou oficina. Além da Estação Ciclista, os moradores também terão acesso a bicicletários privativos, para garantir ainda mais a segurança das bikes.
A ideia para o espaço ciclista surgiu após a Terral Incorporadora identificar que em Brasília existe uma adesão muito grande ao ciclismo, não apenas como mobilidade urbana, mas como esporte, segundo Marcus Vinícius Viana, Gerente de Incorporação da Terral Incorporadora no DF. "E a nossa proposta é sempre entregar uma experiência diferenciada para o cliente. No Casa Nor nós propusemos a criação de um local dedicado aos praticantes do esporte", afirma. "E para deixar o espaço ainda mais especial e profissional, nós contratamos uma consultoria especializada, que fez toda a curadoria técnica, para que ele tenha um equipamento de alto nível e que atendam as demandas dos usuários".
Fabrício Lino, representante da Squadra Cycling, aponta que ter um espaço reservado a poucos passos de casa pode incentivar a prática de esportes nos futuros moradores. "Seja para os pedais no parque em família ou até mesmo para mobilidade urbana, muitos poderão deixar o carro em casa e se deslocar para várias coisas com a bicicleta. É mais saudável, não polui e contribui com a mobilidade. O fato de poder encher um pneu em questão de minutos pode contribuir com a decisão entre o carro e a bike em vários momentos", comenta.
O gerente também acredita que um espaço para os ciclistas dentro dos residenciais pode se tornar um item indispensável nos futuros lançamentos. "Não apenas para os praticantes do esporte, mas com foco na mobilidade urbana. Hoje nós temos milhares de pessoas que optam por não ter um carro e usam as bicicletas, desde as convencionais até as elétricas, e que demandam um cuidado diferenciado". Em Brasília, todos os empreendimentos da Linha Casa da Terral - Casa Nor, Casa Pedra e Casa 35, os dois últimos em Águas Claras - possuem uma estação ciclista com itens para pequenos reparos, cavaletes de apoio e um local de lavagem das bicicletas. Marcus aponta que além desses, todos os próximos projetos também contarão com um espaço reservado para o cuidado com as bikes.